Catarina Bertulucci, a menina que indica livros

Catarina Bertulucci, a menina que indica livros2018-10-24T01:25:45+00:00

CATARINA BERTULUCCI, A MENINA QUE INDICA LIVROS

A Mooca é realmente um bairro muito diferenciado e uma das provas é a nobre iniciativa desta pequena mooquense de apenas 8 anos de idade.

Catarina Bertulucci Trigo, desde pequena, é apaixonada por leitura. Ela se alfabetizou com 5 anos, no Jardim 2 antes de ingressar no 1º ano do ensino fundamental e já começava a arriscar suas leituras e compreensão do texto sozinha.

Num certo momento as amiguinhas da escola começaram a postar vídeos com dicas de maquiagem e ela teve vontade de fazer o mesmo, mas como não era muito ligada em maquiagem, durante um jantar em família teve a idéia de fazer vídeos dando dicas dos livros que ela lia.

O primeiro vídeo que ela postou foi na sua página particular no facebook e começou a postar as dicas uma vez por semana e esses vídeos eram compartilhados somente pelas amiguinhas, até que um dia a coordenadora da sua escola ficou sabendo a respeito e quis fazer uma entrevista com ela para o site da escola. Com isso, muitas pessoas ficaram sabendo do trabalho e começaram a querer segui-la em sua página pessoal.

Como havia muitos seguidores que ela não conhecia surgiu a idéia de criar a página “A menina que indica livros” seguindo a mesma proposta, ou seja, postar vídeos todas as quartas-feiras indicando um livro e emprestá-los àquelas que tivessem interesse. A página foi ganhando muito seguidores. Mas, além de criativa, a jovem Catarina é muito organizada, tendo criado controles em um caderno onde anota o livro que emprestou, para quem foi e a data do empréstimo.

Com o aumento dos seguidores, algumas editoras se interessaram pelo projeto e passaram a oferecer livros para ela ler e indicar na sua página, mas Catarina conta que só indica livros que realmente leu e… gostou! E nos confessa que o seu preferido é “A menina bonita do laço de fita”

Com seu sucesso nas redes sociais, seus pais Carla e Maurício começaram a se relacionar com outras pessoas com projetos semelhantes. Foi quando tomaram conhecimento da modalidade “piquenique literário” que já era realizado por outros grupos. Aproveitaram a ideia e foram adaptando-a e, assim, idealizaram e realizaram o primeiro piquenique literário promovido pela “Menina que Indica Livros”.

O primeiro desses eventos foi realizado em fevereiro deste ano. Para realização a família contou com a ajuda dos amigos que doaram livros infantis e, com isso, a menina pode contar com 150 livros para troca e doação.

Hoje a família já conta com aproximadamente 400 livros, todos cadastrados, etiquetados e separados por categorias: 1ª leitura, infantil, juvenil, adulto e gibi/revistas.

Neste último domingo, dia 26 de abril foi realizado, no Parque da Sabesp, o terceiro piquenique literário, com um crescente comparecimento de famílias levando toalha, lanchinhos, frutas, sucos, fazendo um agradável encontro. Muitas crianças levaram livros para doar ou trocar com os amiguinhos. Tablets e celulares foram deixamos de lado e a criançada divertiu-se com os livros e brinquedos.

Desde já convidamos a todos para o próximo piquenique que divulgaremos oportunamente. Se você quiser entrar em contato com a Catarina basta acessar sua página no facebook: A menina que indica livros (https://www.facebook.com/ameninaqueindicalivros?fref=ts)