EDUARDO ODLOAK

Desde novembro de 2005, a Subprefeitura Mooca vem sendo comandada por um legitimo mooquense : Eduardo Odloak.

Descendente de checolosvacos por parte do pai, Osvaldo Odloak, e de italianos por parte da mãe, Neuza Colombo Odloak, Eduardo nasceu na Mooca em 1972, mais especificamente no então Hospital João XXIII, sempre residindo no Bairro.

Apesar do curto espaço de tempo desde a sua assunção ao cargo de Subprefeito, Odloak vem se destacando como um dos melhores , senão o melhor administrador que a nossa região já teve, graças a sua capacidade, dedicação e ao fato de ser “do pedaço” e o conhecer profundamente, condição esta que, todavia, aumenta a sua responsabilidade e comprometimento.

Eduardo Odloak é tecnólogo em edificações e graduado em administração de empresas pela Florida Christian University, além de artista plástico. Antes de ser designado para o cargo de Subprefeito da Mooca, já havia exercido a função de chefe de gabinete.

Muito jovem, Odloak já se preocupava e se interessava pelas grandes questões do País, passando a participar ativamente da vida pública, tendo sido eleito presidente do Conselho Estadual da Juventude e coordenador do projeto que criou a Secretaria da Juventude de São Paulo, onde assumiu o cargo de assessor especial. Foi também assessor parlamentar da Casa Civil do governo estadual de São Paulo, gestão Geraldo Alckmin, coordenando o grupo técnico de Juventude, dentro do Comitê Gestor de Política Social.

De sua experiência profissional podemos destacar, ainda, a participação em vários projetos no Terceiro Setor, ligados à inclusão social de jovens, quando presidente da JULAD – Juventude Latino Americana pela Democracia. Como diretor-presidente da OBJ – Organização Brasileira da Juventude, trabalhou na formação e discussão de Políticas Públicas em todo país, que culminaram na formação de 735 líderes e gestores, e da rede de jovens vereadores do Nordeste.

Aos 10 anos, como estudante do tradicional Colégio São Judas, na Mooca
Arquivo: Família Odloak
Com apenas 25 anos, Eduardo Odloak foi nomeado conselheiro
pelo governador Mário Covas e eleito presidente do Conselho Estadual de
Juventude (1996).
Arquivo: Família Odloak

Especialista em assuntos de desenvolvimento político e social para populações com faixa etária entre 15 e 24 anos, Eduardo Odloak já fez vários cursos no exterior e participou de inúmeras palestras, cursos e seminários nacionais e internacionais. Conheceu experiências de políticas públicas para juventude desenvolvidas em vários países, entre eles, Espanha, Argentina, EUA e Portugal, tendo, inclusive nesse último, participado da 1ª Conferência Mundial de Ministros de Juventude em Lisboa, no ano de 1998.

Como artista plástico Odloak participou de mais de 50 exposições, onde foi contemplado com inúmeros troféus, medalhas de ouro, prata e bronze, além de ser destaque no oficial Salão Paulista de Belas Artes. Em 2005, no Clube Paulistano, realizou exposição individual onde colocou vários de seus mais recentes quadros, entre eles o da foto ao lado.

Voltando a falar de sua atuação à frente da Subprefeitura Mooca, não estranhe se um dia qualquer encontrá-lo circulando pelas ruas da região abrangida por sua administração, pois um de seus hábitos é efetuar diariamente vistorias e verificação de obras.

Além disso, visando prestigiar o comércio local, sempre faz suas compras na região e é assíduo freqüentador de restaurantes e pizzarias bem como da programação do Teatro Arthur Azevedo. E nessas andanças aproveita para admirar a arquitetura do Bairro, marcada pelas indústrias do início do século XX e pelas casas construídas pelos imigrantes. Como ele mesmo nos diz:”é um privilégio administrar um bairro quatrocentão, com muita história para contar, com tanta beleza arquitetônica e, principalmente, com sua maior riqueza: o seus habitantes.”

Dentre os seus principais projetos em andamento para a Subprefeitura estão: a retomada e reforma de diversos espaços públicos há anos utilizados irregularmente, como o Largo da Concórdia, do Pari e Praça Agente Cícero, incluídos em amplo processo para a revitalização do Brás; ampliação de áreas verdes e desenvolvimento de projetos culturais na Mooca como a promoção dos Salões de Arte, concursos, etc; implantação de áreas de lazer; recapeamento de várias ruas da região; ampliação de parcerias com a comunidade e a intensificação da fiscalização e da despoluição visual.

Entrevista concedida em fevereiro/2007

Alguns dos quadros, pintados por Eduardo Odloak, que participaram de
exposições
Arquivo: Família Odloak
Subprefeito da Mooca, Eduardo Odloak
Arquivo: Família Odloak