FAMÍLIA BERTAGNON

Segundo Ricardo Bertagnon, a família Bertagnon “aportou” pela Mooca em 1887 vinda da região do Veneto- Itália, via porto de Genova. Meu bisnonno se chamava Emílio Bertagnon e meu nonno, Batista Bertagnon, que chegou meninote no Brasil.

Batista casou com Antenesca Rabiatti, que cedo ficou viúva e com 4 filhos: Miguel (meu pai), João Batista, Mathilde e Domngos Bertagnon. Estão todos na foto que foi tirada em 1920 em algum lugar da Mooca.

A família foi morar em uma das vilas da Rua João Antonio de Oliveira e de lá só saiu em 1952 quando se mudou para a Av. Presidente Wilson, 68. Meu pai, Miguel Emilio Bertagnon foi funcionário da Cia. Antarctica durante 43 anos, e se casou com Luzia Calza (Bertagnon) e teve 5 filhos Rubens (1938), Renato (1940), Reinaldo (1943), Miguel (1952 – falecido) e eu, Ricardo (1958). Todos estudamos na Mooca, no Oswaldo Cruz, Escola da Antarctica e eu, no Estadual da Mooca (Armando Araújo).

Somos mooquenses centenários e temos muito orgulho deste bairro.

Publicado em novembro/2014

Homenagem às famílias Bertagnon e Zuccas em sessão solene comemorativa ao Dia do Marco da Paz na Câmara Municipal de São Paulo em maio/2019