KOSILEK

Ao centro, Kosilek sendo entrevistado

Kosilek, nascido na Mooca em 3 de abril de 1944, desde muito jovem iniciou sua carreira futebolística jogando em vários clubes de várzea de nosso Bairro, tornando-se extremamente conhecido. Em 1962 integrou a equipe juvenil do S.C Corinthians Paulista, onde também atuou nos aspirantes, tendo disputado uma partida no time principal. Em 1963 foi transferido para o Internacional de Porto Alegre, como parte do pagamento do atacante Flávio Minuano. Em 1965 foi para o Jandaia Clube, do Paraná, onde alcançou grande sucesso, tornando-se campeão paranaense, sucesso esse que lhe proporcionou a contratação pelo Coritiba em 1968, clube onde formou com Krugger, a famosa dupla KK no final da década de 60.

Em 1970 transferiu-se para o Vasco da Gama do Rio de Janeiro e, a partir daí, jogou no Vitória da Bahia (1971), Água Verde do Paraná (1972), Bangu e Campo Grande do Rio de Janeiro (1973), Rio Branco do Espírito Santo (1974) retornando ao Jandaia em 1977 onde encerrou sua carreira.

Para se ter uma idéia do prestígio desfrutado no estado do Paraná, por este nosso conterrâneo, um jornal local noticiou seu falecimento da seguinte forma : “O futebol paranaense perdeu na manhã desta terça-feira o seu “Pelé branco”. Foi desta forma que muitos se referiram ao atacante paulista Kosilek ao vê-lo com a camisa do Jandaia, antes que se transferisse para o Coritiba, time pelo qual festejaria os títulos estaduais do biênio 1968/1969”

Kosilek trabalhava como comentarista esportivo da Rádio Cidade de Jandaia do Sul (PR) quando faleceu no dia 15 de fevereiro de 2005, aos 61 anos de idade, vitimado por um enfarto.