Há pouco tempo foi divulgada em diversas mídias sobre a Mooca uma foto do busto existente na Rua Porto Feliz que até então não se sabia a quem pertencia.

Em recente contato, o nosso amigo Daniel Santiago, do Grupo Vigia Mooca, nos informou que um participante do grupo – sr. Marcos Jadon – neto de um morador do Conjunto Habitacional do IAPETC havia comentado possivelmente saber quem era a figura do busto. Procurado pelo Portal da Mooca, Hilton nos relatou que, há um considerável tempo, ouviu falar de que o busto homenageava o sr. Hilton Santos, Presidente do IAPETC (Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Trabalhadores em Transportes de Cargas (à época da inauguração desse empreendimento.

Mais recentemente, ao passar pelo local, relembrou dessa história e percebendo lógica na mesma, resolveu pesquisar na internet e, de fato, encontrou as provas suficientes para se ter certeza dessa hipótese.

Uma dessas provas é a publicação da Revista O Malho, de setembro de 1949, onde consta:
“Logo que chegou a São Paulo o Sr. Hilton Santos, em companhia dos diretores Emilio Pereira, Armando Fabiani e J. Rogerio, para presidir a inauguração do Núcleo Residencial da Mooca, viu-se cercado pelas atenções dos dirigentes dos Sindicatos filiados ao I. A. P. T. E. C.

A cerimônia da entrega do Núcleo aos segurados realizou-se no dia 1 de agosto, em presença de D. Antônio Maria Alves, representante do arcebispo de São Paulo, dos representante do governador do Estado, do Comandante da II Região Militar, de outras altas autoridades e centenas de operários e colegiais. O conjunto residencial é constituído por 300 residências higiênicas, confortáveis, de esplendida aparência, metade do total que deverá estar concluído antes de 1951.

Os contribuintes do I. A. P. T. E. C. plantaram ali, amo justa homenagem à ação administrativa do Sr. Hilton Santos, um bloco de granito encimado pela cabeça em bronze do dinâmico presidente, no qual gravaram a seguinte legenda: “No governo do Exmo. Snr. General Eurico Gaspar Dutra os segurados do I. A. P. T E. C. homenageiam o Sr. Hilton Santos por ocasião da inauguração deste núcleo residencial -. Início Junho de 1947 Conclusão Maio de 1949”.

Apenas a título complementar o sr. Hilton Santos foi presidente do Clube de Regatas do Flamengo- RJ em 1946 e no biênio 1958-59.
Enfim, mistério desvendado. Só falta agora o busto ser restaurado.

Vamos relembrar essa história…

Então vamos relembrar essa história: em julho de 2017, o interessante site São Paulo Antiga do nosso amigo Douglas Nascimento publicou uma matéria, reproduzida abaixo, a respeito de um busto que intriga moradores há vários anos, localizado na rua Porto Feliz, no alto da Mooca, próximo a um conjunto habitacional do antigo IAPETC.

“Instalado sobre uma base de concreto, este busto em tamanho real é um grande mistério para todos que moram na região. Isso porque ninguém sabe quem é a figura ali homenageada, o que leva as pessoas a suporem alguns possíveis ilustres a receberem a honraria.

A estátua está em situação de abandono há vários e com isso se foi qualquer possibilidade de identificar a figura. Aparentemente no meio da base havia uma placa descritiva que foi arrancada. Também sumiram os óculos da estátua.

PREFEITURA DESCONHECE O MONUMENTO:

O São Paulo Antiga procurou o Departamento do Patrimônio Histórico (DPH), órgão da Prefeitura do Município de São Paulo, para saber quem seria a figura homenageada. De acordo com o DPH o monumento não faz parte do acervo municipal e por isso não há qualquer dado sobre ele.

Isso nos leva a crer que provavelmente trata-se de um monumento particular, ou seja, instalado ali na rua Porto Feliz por algum munícipe que desejou homenagear alguma personalidade. Mas quem?

Outro agente dificultador para descobrir quem é a pessoa da estátua é a ausência de assinatura do escultor.

MORADORES SE DIVIDEM SOBRE A FIGURA HOMENAGEADA

A reportagem do São Paulo Antiga circulou pelas ruas Porto Feliz, Joana D´Arc e algumas outras vias próximas para conversar com alguns moradores para tentar descobrir quem seria o homenageado.

A maioria não arriscou um palpite, mas alguns arriscaram o nome de duas figuras: o aviador Edu Chaves e o escritor Décio Abramo. Este último é nome de uma rua próxima.

Abaixo deixamos uma imagem de cada uma dessas figuras para que o leitor tire suas próprias conclusões:”