Revendo coisas antigas encontrei já há alguns anos, esta caricatura feita por um primo meu já falecido e que estava guardada. Esse meu primo de nome Airton Bazam, era filho de minha tia Dileta Romanato com o sr. Antenor Bazam. Era o primogênito e hoje estaria com 77 anos, caso ainda vivesse. Da família Bazan, ainda está viva a Solange Bazan, filha mais nova do casal.

Enfim, eu e o Airton quando tínhamos uns 5 ou 6 anos, íamos na escolinha da dona Rosa, na rua Javari, em frente ao campo do Juventus. Sempre íamos juntos, mas eu fugia da escola pela porta ou mesmo pela janela e vinha correndo para minha casa também na Javari 297.

O Airton já acometido de uma atrofia nas pernas não conseguia me acompanhar e acabamos saindo os dois da escola. Com o passar do tempo essa atrofia agravou-se pegando toda parte inferior de seu corpo, mas não os braços nem o tronco. Ele, para passar o tempo, começou então a desenhar e criou essa caricatura do moleque travesso tendo no calção o nome da família.

O Airton faleceu precocemente com uns 21 anos, devido a essa doença, para qual não havia cura na época. Meu tio, o Antenor nessa época trabalhava no Cotonifício Rodolpho Crespi, junto com o Raphael e o Angelo, que vieram a ser seus colegas também na cantina e pizzaria Romanato, meu tio como garçom e o Angelo e o Raphael como ajudantes do Rugero Romanato, que era o pizzaiolo principal da cantina e que foi o mestre dos dois.

Bem, o Angelo e o Raphael tiveram êxito com suas pizzarias e meu tio foi fazer pizza na rua Catarina Braida, para uns portugueses que utilizaram o nome Romanato e essa caricatura cedida pelo meu tio como logotipo do estabelecimento.

Anos depois, eles fecharam esse estabelecimento e abriram outro com o mesmo nome e logotipo na rua do Oratório. Muita gente me pergunta se esses estabelecimentos eram da família, devido ao nome que foi utilizado indevidamente.

Sempre que eu passava em frente da pizzaria da rua Oratório tinha vontade de perguntar como eles tinham esse logotipo já que meu tio Antenor havia falecido ha algum tempo. Fiquei sabendo então que eram as mesmas pessoas da rua Catarina Braida e por isso tinham o logotipo.

Me identifiquei como um Romanato e eles me cederam alguns adesivos que estavam no balcão. Agora mandei fazer outros adesivos que utilizamos nos carros já que somos todos mooquenses e juventinos. (estou devendo um desses adesivos ao Fabio Bomtempo, seu amigo e meu primo)

obs. o Airton desenhou esse logotipo quando deveria ter uns doze anos, ou seja, há mais de 60 anos. Grande abraço.
Edgard Romanato