OS PREVISÍVEIS DA MOOCA

Algumas pessoas já devem ter ouvido falar ou já devem ter visto, mas poucos sabem que o grupo de humor “Os Previsíveis” é composto quase que totalmente por mooquenses. Solicitamos para alguns deles para falar de algumas lembranças relativas ao nosso Bairro. Vejam o que responderam:

Ana Villanova
Lembro de ir onde hoje é o parque da Sabesp onde machuquei meus dedinhos, tive que ir pro prézinho no Externato Nossa Senhora Menina com chinelinho de dedinho da turma da Monica. Di Cunto com seus doces divinos, tio do suspiro…Ah, e tem a Matinê do Juventus, o campo do Juventus e os deliciosos Canolis!!!

Bruna Marini
Nasci e morei até os meus dois anos na Mooca, mas é como se eu nunca tivesse saído.Tenho minha avó que ainda reside na Mooca como também meus tios e muitos dos meus amigos. Estudei na São Judas quando fiz artes cênicas em 2001.Costumo frequentar os bares, como o Bar Mooca,corto cabelo na Mooca, meu dentista também é da Mooca e, agora, estou mudando de escritório para trabalhar na Rua dos Campineiros. A Mooca é meu bairro e mora no meu coração.

David Afonso
Hoje, embora resida no Tatuapé, minha relação com o bairro da Mooca antecede meu nascimento, pois meus avós paternos e meu pai viviam nessa região.
Sempre amei esse Bairro. Estudei no Camargo Aranha, onde hoje atuo como professor há quase 13 anos; fiz faculdade na Universidade São Judas Tadeu , frequentava a OverNigth, tomava uma cervejinhas no Chorós na época da faculdade, enfim, bons tempos.
A lembrança mais marcante foi na época de Camargo Aranha, como estudante, minhas aulas eram no período da tarde, e de terça ou quinta, quando o Juventus jogava da rua Javari, a gente pulava o muro, cabulando aula para poder assistir aos jogos que eram sempre por volta das 15h.

Acabava o jogo e agente ia comer esfiha, onde?Na esfiharia Juventus. Que delícia!!!
Nos finais de semana a curtição era a OverNigth, muitas histórias também aconteciam nessa danceteria, namoros, diversão.
É como a gente diz você pode até sair da Mooca, mas a Mooca nunca sairá de você.
– Mooca é Mooca o resto é……. bom o resto é resto e ponto.

Mauricius Ancetti
Nasci e cresci perto do Quarta Parada. Tomei muito suco na Cassandoca, ia na Confraria da Cerveja e comi pizza do Angelo mais de mil vezes. Só comi no Di Cunto uma vez, e foi só uma coxinha. Participei de passeio ciclístico mas eu ia de patins. Joguei bola por vários anos no Clube Parque da Mooca e quase fui preso por não comparecer no treinamento da Justiça Eleitoral, ali na Madre de Deus.

Sergio Meneguello
Estudei na Universidade São Judas, onde me formei em jornalismo. Adoro tomar café da manhã e almoçar na Di Cunto. Frequento até hoje o “Bar Mooca”. Lembro de ir muito no teatro Arthur Azevedo. Vi várias peças boas lá, mas foi assistindo a uma apresentação dos Parlapatões é que decidi o que eu queria da vida: ser um palhaço.

Rogério Ota
Sou nascido e criado no bairro. Estudei na São Judas onde me formei em publicidade, e há mais de 10 anos leciono lá. Lembro de jogar bola no parque da Mooca, comer suspiro do tio do suspiro e as quermesses da Bom Conselho, que eram aguardadas o ano todo. Ah, e meus filhos hoje moram aqui e estudam no colégio São Judas.

Raquel Freire
Sempre falei que eu moro na Mooca. Ah, pq ninguém conhece a Vila Zelina, então falo que sou da Mooca, mais fácil.
Mas no fundo acho que queria era morar nesse bairro que sempre achei melhor que o meu. Que me desculpem os lituanos. Minha adolescência foi toda na Mooca. No primeiro Mc Donalds, não saía de lá.
Carnaval e formaturas no Juventus. Além de ser sócia do clube. Di Cunto sempre. Ainda tinha o Micheluccio que depois só na Consolação.
Não podemos deixar de falar no mais importante para toda minha inspiração em ser figurinista. Os looks na Over Nigth!!! The best sensations!

Tat Colevati
Eu tenho a Mooca como meu segundo lar. Estudei por três anos e trabalhei mais três na Universidade São Judas Tadeu, onde conheci a maioria dos meus amigos que convivo hoje, e também Os Previsíveis. Conheço mais a Mooca do que o bairro que moro e tem coisas que faço questão de ir fazer lá, como comprar materiais artísticos na Casa do Artista. É um lugar querido, nostálgico e cheio de boas recordações para mim.

Vinicius Ancetti
Mooca é Mooca.
Nunca morei na Mooca. Por um ou dois quarteirões. Sempre. Água rasa, rua de cima era Mooca. Belenzinho, da esquina pra lá era Mooca. Mas sempre disse que morava na Mooca. Pois vivia na Mooca. Colégio São Judas, Universidade São Judas, OverNight, Pirâmides no clube Juventus, Jogo na Javari (preciso voltar), Pizzaria do Ângelo, Pizzaria São Pedro, tio do suspiro, Cannoli, Brunela, Franete, quem se lembra? Salambô, Le Cheval, Fatto, “Shopping” Capital, Quermese da São Rafael, da Bom Conselho, da São Pedro. Rua da Mooca para compras diversas com a mãe. Padaria Santa Branca para comprar pães com o pai. Mc Donalds na Paes de Barros, Bingo na Paes de Barros. Ônibus Elétrico na Paes de Barros. Feiras-livres de sábado para pastel. Rua Chá de Frade, rua Sarah Bernard, rua Bixira, sempre achei engraçado. Queijos na lojinha de fábrica da KeijoBon. Muitas outras lembranças ainda vão surgindo e agora acabo entendendo porque sempre disse que morava na Mooca. porque na verdade não importava o CEP, eu morava e moro na Mooca.
Até o fechamento deste texto estou de mudança para a Rua Marina Crespi, na Mooca.

Marcelo Furuguem
Sou nascido no bairro, morei um bom tempo na Tobias Barreto onde empinei muita pipa e corri atrás de balão. Fui sócio do Clube Juventus, estudei no Guerino Raso e na Igreja São Paulo. Minha mãe foi cabeleireira do bairro então conheci muita gente da região. Me formei no Colégio São Judas e na Universidade São Judas Tadeu como publicitário. No caminho de casa comi muita saltenha no Carasi. Comecei a namorar com minha esposa no Bar Mooca e nossa festa de casamento foi no Dom Carlini, pertinho do churros que tenho tanta saudade. Nossa filha estuda no Liceu Santa Cruz. Di Cunto, Pizzaria São Pedro, Estoril e Esfiha do Juventus é cardápio até hoje.

Conforme vimos, os locais freqüentados por cada um dos atores é variado, mas uma paixão comum une a todos : a paixão pelo humor. Conforme nos contou o Marcelo Furuguem, o grupo de humor surgiu depois de várias empreitadas em comédia:

“Tomou forma primeiro como uma revista de humor nonsense, chamada Revista Errata, lançada em 2005, onde entrevistamos pessoas como Felipe Xavier, Rosana Hermann, Xico Sá, André Abujamra, André Dahmer e Maurício Ricardo. Logo depois me envolvi com produção áudio visual, e comecei a produzir esquetes pro Youtube, que era minha vontade desde o início. Começamos tímidos e sem produção, com textos basicamente nonsense, e logo entramos pela porta virtual da MTV, virando colaboradores do programa Fiz na MTV com Borbs e Marina Santa Helena. Nos apresentamos ao lado de gigantes como Tv Quase, Danupala e Anões em Chamas, que deu origemao Porta dos Fundos.

Por termos um apelo nonsense, pop e cartunesco, nosso
desenvolvimento na internet é mais lento. Mesmo assim rendeu um prêmio do programa, uma participação no MVB 2010 e algumas participações especiais com Marcelo Adnet, Gui Santana e Dinho Ouro Preto.

Desde o fim da MTV estamos buscando nosso espaço. Com verba curta, contamos com o apoio da Marioca Filmes, e com o apoio de comerciantes e lojistas para encontrar cenário para nossas esquetes. Entre as dificuldades, estamos trilhando nosso caminho, agora com mais força de produção, roteiro e atuação, com uma esquete por semana.

O nome “Previsíveis” surgiu da idéia de ironizar a nossa própria cultura, e também do conceito de que, de certa forma, temos que ser originais e imprevisíveis.

A idéia é criar uma linha de humor independente, inovadora, partindo da pretensão de levar o público para uma nova experiência. Baseado na inversão dos clichês, dos bordões e da repetição, muito usada no humor nacional, e agora representando nosso bairro, fazendo jus a todas as paixões.”

Temos certeza que, se depender da torcida e do apoio dos mooquenses, esses nossos vizinhos em breve estarão despontando com muito sucesso no cenário artístico.
Veja uma rápida apresentação de Os Previsíveis em https://youtu.be/5aTvuzL31xM e o canal do Grupo em https://www.youtube.com/user/OsPrevisiveis