Praça Visconde de Souza Fontes

A Praça Visconde Souza Fontes é considerada a mais bonita praça da Mooca graças, principalmente, a participação dos moradores que se mobilizam objetivando a sua manutenção e segurança, estando localizada na altura do nº 3.000 da Av. Paes de Barros.

Até a década de 60, no local existia um pequeno morro, no topo do qual havia um campinho de futebol, sendo considerado o ponto mais alto da região, atraindo muitas pessoas que para lá se deslocavam pois dali se tinha uma magnífica visão de vários pontos da cidade de São Paulo. Também em função da altura, a garotada da região com frequência freqüentava o local para empinar pipas e capuchetas (uma espécie de pipa, sem varetas e feita de jornais), daí se originando o alcunha de “Morro da Capucheta”.

Visconde de Souza Fontes

Praça nos primeiros anos de construção (fonte: www.facebook.com/groups/174443345963618/)

Em meados dos anos 60, o morro foi derrubado e o local transformado em uma praça que recebeu o nome atual, em homenagem a José Ribeiro de Souza Fontes, o Visconde de Souza Fontes.

O Dr. José Ribeiro de Souza Fontes (Barão e Visconde de Sousa Fontes), nasceu a 09 de agosto de 1821, no Rio de Janeiro (RJ). Filho de Joaquim Ribeiro de Souza Fontes e de D. Ana Izabel de Souza Fontes. Casou-se, em 1847, com sua prima, Manuela Rondon de Sousa Frazão.

Graduou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, em 1844, onde passou a ser professor de anatomia.

Médico da família imperial, acompanhou Dom Pedro II ao viajar para os Estados Unidos e Europa.

Sócio do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

Recebeu várias condecorações entre elas: Imperial Ordem da Rosa, Ordem de Cristo, Ordem de Avis, etc.

Faleceu a 14 de março de 1893

Veja também o depoimento da filha do morador que arborizou a praça:  https://www.youtube.com/watch?v=DmWsJW5e4wc

Moradores da Praça (fonte: www.facebook.com/metopau/)
Vista aérea mais recente da praça (fonte: Google)