Nascido em Portugal, José Borges de Figueiredo foi casado com Maria Augusta Figueiredo (que dá nome à Rua Maria Figueiredo), conhecida por seu caráter humanitário, benfeitora da Maternidade São Paulo, da Beneficência Portuguesa, e de inúmeras instituições de caridade

José Borges de Figueiredo ficou realmente conhecido por ter tido grande influência no desenvolvimento da cidade de São Paulo atuando como investidor. Em 1891 juntamente com o engenheiro Joaquim Eugênio de Lima, José Borges de Figueiredo ajudou na aquisição de chácaras na região para que fosse construída a Avenida Paulista. Em um desses terrenos, mandou erguer, em 1897, sua residência.

Figueiredo foi um dos fundadores do Banco de São Paulo – instituição financeira que em 1973 acabou comprada pelo Banco do Estado de São Paulo (Banespa), depois privatizado.

Pela influência no desenvolvimento da cidade, José Borges de Figueiredo foi homenageado atribuindo-se seu nome à rua Borges de Figueiredo, até então denominada alameda Taubaté.

A Rua Borges de Figueiredo teve uma importância muito grande para a Mooca, caracterizando-se por possuir uma grande quantidade de armazéns, pelo fato de estar situada ao lado da via férrea. Além disso a rua hospedou diversas indústrias como o Moinho Minetti Gambá, (depois transformado em Casa de Eventos Moinho Santo Antônio e futuramente na Faculdade das Américas),  Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo, Cia Fiat Lux e Fábrica de Biscoitos Dunchen e outras. Na “Borges”, como é chamada pelo pessoal do Bairro, também está situada a estação Mooca da CPTM e o Di Cunto, um dos ícones da Mooca