Todos os mooquenses estão sobejamente acostumados com a influência européia na cultura do Bairro, principalmente a italiana, portuguesa, espanhola e outras com menor intensidade, mas muitos se surpreendem ao passar pela Rua Tobias Barreto, 454 e se depararem com um imóvel, muito bem conservado, com uma placa indicando ali estar sediada a “SADA – Sociedade Amigos da Dalmácia-Croácia”. Poucos são os que conhecem alguma coisa a respeito.
A Dalmácia é uma região geograficamente situada ao sul da Croácia, ocupando a maior parte de seu litoral banhado pelo Mar Adriático, rico em ilhas e montanhas. Com clima ameno proporciona encantamento aos turistas, que chegam para conhecer suas belezas e suas histórias, história esta deixada pelos muitos conquistadores que por lá passaram.
Habitada por muitos povos, dentre eles Ilírios, gregos, romanos e, por fim, eslavos croatas. Com a mistura destes povos nasceu uma civilização mediterrânea. Durante o governo do império romano, os Dálmatas tiveram a sua própria língua, chamada dalmatense que, ao longo de sua trajetória histórica, transformou-se em dialeto, onde mistura-se a língua italiana e croata.
Os Dálmatas, com seu povo bravo, sempre estiveram à frente dos destinos da nação. Na segunda guerra mundial, participaram bravamente para a liberação do nazismo, criando uma nova Iugoslávia e hoje pertencem a uma Croácia independente.
Os Dálmatas são católicos. Praticamente todas as cidades da região têm seu próprio santo padroeiro. As maiores
festas religiosas são : de Nossa Senhora e de Nossa Senhora Menina, quando o povo mais festeja, principalmente nas aldeias montanhosas de Kozjak, Biokovo e Mosor.
Por suas tradições culturais deixadas por seus conquistadores é rica em danças folclóricas, principalmente nas ilhas. As danças são reflexos das culturas deixadas tanto pelos guerreiros como pelos românticos.
Um dos filhos famosos da Dalmácia é Marco Polo (1254-1324), um dos mais antigos e famosos navegadores
venezianos, porém cuja origem, até hoje, é motivo de discussão entre os venezianos e os dálmatas. Segundo estes últimos, Marco Polo nasceu na ilha de Kórcula, mas foi criado e educado em Veneza.
A Sociedade Amigos da Dalmácia – Croácia, cujos associados são de várias nacionalidades, mas a maioria é de dálmatas-croatas, foi criada com a finalidade de reunir os filhos dessa maravilhosa terra.